3 de junho de 2016

Boas condições para comprar

“Se você tem recursos, vai aplicar isso onde?”, pergunta Daniel Furletti, economista e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas). Para ele, uma das respostas certas para essa questão é: imóveis.
Em um momento em que a economia está debilitada e há um cenário adverso, o investimento nesse tipo de produto pode ser algo viável, de acordo com ele. Isso porque, conforme o especialista ressalta, há um ambiente favorável para quem quer comprar. A oferta está alta, muitas construtoras estão aceitando contrapropostas, há boas opções no mercado, e ainda, existem os programas de financiamento.
“O imóvel se apresenta como um ativo bastante estável. É o que muitas pessoas sempre dizem: ‘quem compra terra não erra’. Hoje, o ambiente é para quem quer adquirir. Além disso, trata-se de um bem que se valoriza. Dificilmente vai haver uma desvalorização do imóvel”, ressalta o professor.
Cautela. Se, por um lado, o ambiente está propício para investimentos e é possível fazer bons negócios, por outro, é necessário estar atento na hora de realizar a compra. Conforme destaca Gustavo Cordeiro, professor do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), a compra de um imóvel passa por diversas questões e objetivos. Há aqueles, por exemplo, que optam pela compra devido ao sonho de ter a casa própria; já outros desejam investir. Cada caso precisa ser avaliado individualmente.

Há também que se pensar, de acordo com o profissional, a respeito do comprometimento que se deve ter com a compra. “Como muitas pessoas utilizam o crédito para adquirir o imóvel, é preciso que elas façam uma avaliação em médio e em longo prazo para saber se conseguirão arcar com as parcelas”, sinaliza.

Furletti orienta que é necessário planejamento e lembra que é importante adequar os valores das parcelas aos ganhos que se tem, não comprometendo, para esse tipo de investimento, mais do que 30% dos rendimentos.

Investir em imóveis pensando em ganhar dinheiro no futuro também pode ser uma opção, embora esse futuro dependa de diversas variáveis. Mesmo assim, em momentos como este, pode-se pensar em encontrar bons imóveis, comercializados a um bom preço, que poderão atingir um valor consideravelmente maior daqui a um tempo.

“O investidor pode escolher muito bem o imóvel que ele vai adquirir já focando outro momento, de retomada da economia, de estabilização, em que o nível de empregos esteja maior. Mas, claro, isso tudo com variáveis”, diz Furletti.

Monitorar o mercado é importante
Quando se trata de aplicar dinheiro em um imóvel, é importante que o comprador considere alguns aspectos antes que o investimento seja feito. Um deles, conforme destaca Daniel Furletti, economista e professor da PUC-Minas, está relacionado à valorização do bem. “É importante que o investidor observe e monitore o mercado”, diz.

Já para quem compra com o objetivo de alugar o imóvel, é importante lembrar que, no momento, a taxa de desemprego está alta. “Boa parte da população não tem como arcar com um aluguel caro”, frisa Gustavo Cordeiro, professor do UniBH.

Fonte: O Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário