1 de fevereiro de 2016

Consumo de energia caiu 2,1% em 2015, mostra EPE

Indústrias e famílias brasileiras consumiram menos energia em 2015, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (1º) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Em todo o país, o consumo recuou 2,1% em relação a 2014.

Entre as indústrias, a queda foi de 5,3% – reflexo da queda na atividade do setor ao longo do ano. O consumo teve quedas mensais ao longo do ano, que ficaram mais intensas no segundo semestre. De outubro a dezembro, o consumo caiu 7,7% – o maior recuo do ano e o mais forte para o período desde o início da série, em 2004.
Residências e comércio
O consumo residencial recuou 0,7% no ano passado, influenciado pela alta das tarifas, segundo a entidade. Já o comércio viu o consumo crescer 0,6% na comparação com 2014 – bem abaixo da expansão média de 6% registrada nos últimos cinco anos.
"Desde 2004, ano de início da série de consumo coletada pela EPE, não se observa  desempenho tão reduzido nestas taxas de crescimento", diz a entidade em nota.
Em dezembro, houve queda de 3,2% no consumo médio residencial por unidade consumidora – a primeira queda desde o racionamento de 2001, aponta a EPE.
Segundo o levantamento, pesaram sobre o consumo o quadro econômico adverso, a alta da tarifa e as condições desfavoráveis de renda a emprego, que fizeram com que as famílias não adquirissem novos eletrodomésticos.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário